Beleza!


A beleza é uma experiência, um processo cognitivo ou mental, ou ainda, espiritual, relacionada à percepção de elementos que agradam de forma singular aquele que a experimenta. Suas formas são inúmeras, e a ciência ainda tenta dar uma explicação para o processo.

O conceito é humano, mas suas expressões são próprias da natureza, pois em parte está assentado sobre directrizes biológicas que são activas em inúmeras espécies superiores de seres vivos, como por exemplo, as aves e os mamíferos. Através deste aspecto, a beleza pode ser compreendida como elemento importante no processo evolutivo das espécies em questão. Até então, a beleza pode ser mensurável, já que está subordinada a padrões específicos. Mas no universo humano, ela não se resume a isso.


Quando nos referimos a beleza humana, entram em jogo inúmeros factores que normalmente não se aplicam a objectos ou eventos.

A beleza é um conceito social, e frequentemente é resultado da intersecção de diversos factores biológicos, sociais, climáticos, ambientais e históricos. Nos anos 90 houve uma massificação do corpo esbelto, induzindo muitas mulheres à anorexia. Actualmente, tenta-se desmontar o conceito através de normas que variam entre as nações.

No Brasil e em Itália já existe uma lei em vigor que regulamenta o peso mínimo das modelos com relação a padrões corporais.
Outro critério importante para a beleza humana é a simetria. Pesquisas recentes demonstram que rostos simétricos tendem a ser considerados mais belos que os assimétricos.
Além disso, mescla-se ao conceito de beleza corporal humana a sexualidade, quando a referência é o corpo físico (e não a beleza interior). Nesse caso, a presença de carácteres sexuais secundários mais marcantes elevam o nível de beleza da pessoa que os possui.

Deixo aqui varias perguntas!

Os primeiros cremes depilatórios apareceram após a Mini-saia, até ela as mulheres andavam peludas e só muito poucas se depilavam para aparecer na praia!


Muitos dos exemplos sem pelos que vemos nas artes derivavam do simbolismo, e não da realidade! Pintar pêlos sempre foi aborrecido de se fazer e quase algo impossível de se conseguir na escultura, logo mostrar algo sem pelos era mais fácil e simbolizava-se a pureza, algo que só os bebés tinham,  a estética pedófila debruçada exclusivamente na imagem de meninos/meninas é algo que se arrasta ao longo da história da humanidade. Se olharmos para  a iconografia grega e clássica, as produções plásticas do renascimento, barroco, até desembocar no impressionismo, expressionismo e escolas mais contemporâneas. Acaba por ser o ultra-realismo dos séculos XIX/XX que apagou de cena a mulher peluda. Entretanto veio o super consumismo e as manias das limpezas tudo o que era liso era mais façil de limpar!
Terminou-se com os tapetes com as alcatifas e tudo o que podia juntar sujidade! Aos poucos começaram a fazer-se estudos científicos em que se provou que a limpeza em excesso era tanto ou mais prejudicial à saúde que a sujidade!


O nosso organismo precisa de apanhar vírus e bactérias para ganhar imunidade.
Aos poucos começaram a aparecer estudos que indicavam as virtudes dos pêlos! No entanto já se tinha criado uma industria de milhares de milhões de dólares que era preciso manter! 

Entretanto os peludos dos homens, marcados desde a infância de que sem pelos era mais mais "bonito" começaram a exigir e perpetuar essa moda idiotica às suas mulheres namoradas e filhas, se não estivessem depiladas eram motivo de chacota. Um dos responsáveis é o complexo de Édipo que existe dentro dos homens e do seu lado feminino, um verdadeiro ninfetismo, querem ser mais femininos mas não escolhem o lado feminino mental, mas sim o lado lúdico das vestes e adornos! 

Tanto, que nunca se viu um travesti copiar apenas o lado mental das mulheres, serve-se da aparecia para atingirem aquilo que acham ser a feminilidade! Roupas, maquiages, adornos depilações, são a forma mais fácil de se tornarem mulheres, até que chegam ao ponto em que percebem que só uma troca de sexo os transformarão verdadeiramente! 
A mulher, só é mulher, pelos seus órgãos sexuais e pela capacidade de dar à luz! Isto é que faz de uma mulher uma verdadeira mulher! Não são as roupas ou os trejeitos ou pêlos que separam os sexos!

"Entretanto" apareceu a Barbie! Emblema de beleza que se alterou ao longo dos tempos passando de uma tipica pin-up para uma anorexica burra! No entanto esse ideal de beleza, propagado por Assistentes de bordo, manteve-se até aos nossos dias! 
No entanto ninguém percebeu que este culto  levava aos extremismos loucos, mulheres tiraram costelas flutuantes para parecerem mais esguias, tiraram dedos mindinhos dos pés para caber em sapatos mais apertados. 
No fim de contas sabiam mais de máscaras de beleza que de fisica ou filosofia, tornaram-se fúteis e sem senso de critica! Nada do que faziam, faziam por sí mesmas, faziam como ordens incutidas de um jogo de vida ou de morte em que quem era feio ia para a fogueira, gastam milhares de dólares por ano a preocuparem-se com uma ruga que lhes apareceu no canto do olho, e nem dão conta que a vida passou!

Ser-se peluda nesta sociedade em que vivemos é mais que uma moda! É uma forma de estar! É a auto-afirmação pessoal na sua maior forma de expressão! 

Raios Sou peluda, sou como Sou! Não irei mudar para agradar a ninguém! Quem não quer, não olhe! 

Eu não perderei tempo com coisas que não servem para nada e ainda podem destruir a minha saúde!

























Sem comentários:

Enviar um comentário

Dado que vivemos num mundo em que a falta de educação impera, todos os comentários são moderados!